quinta-feira, 2 de abril de 2009

Um Aviso

Eu estava escrevendo meu primeiro post efetivo para o blog quando decidi atrasá-lo um pouco para realizar um aviso ao eventual leitor. Muitos dos não ruandenses com quem tive contato aqui (expatriados principalmente dos EUA, Inglaterra e resto da europa) vêem sua estadia em Ruanda quase como uma aventura. Eles vem cheios de energia querendo mergulhar tanto quanto possível na cultura local e experimentar tudo quanto é possível.

Bem, acho importante avisar que eu não sou uma dessas pessoas. Não sei exatamente porque, mas vejo esse comportamento um pouco como uma caricatura. Talvez seja aquela imagem do gringo tentando sambar e se embriagando de caipirinha. Não que as pessoas não devam experimentar o que um outro país tem a oferecer, principalmente nas viagens curtas. Mas como tenho o privilégio de estar no país por um período mais prolongado, prefiro observar a cultura um pouco a cada dia, nas conversas, nos mal entendidos e principalmente nos pequenos detalhes. Não quero ver a cultura de ruanda como uma caricatura, nem pretendo me tornar uma fingindo que estou incorporando os hábitos daqui.

Outro fato, é que gosto muito da minha terra, o Rio Grande do Sul e do Brasil. Mesmo achando o máximo a experiência que estou tendo de viver na África, não se passa um dia se quer sem que sinta saudade de casa. E não falo isso porque ache que aqui seja ruim e sinta falta apenas dos confortos da vida no Brasil. Penso apenas que algumas pessoas, como eu, sentem uma inexorável ligação com a terra onde nasceram e cresceram.

Nenhum comentário: