quinta-feira, 2 de abril de 2009

A Terra das Mil Colinas

Existem várias coisas que eu gosto em Ruanda (e outras tantas que não, como cerveja de banana), mas com certeza a que sempre me impressiona é a paisagem natural. O país, apesar de pequeno, tem diversos ecosistemas distintos. Savavas ao leste, florestas tropicais ao sul, vulcões na regioão de Virunga, e os lagos de Gyseni, na fronteira com a República Democrática do Congo. Entretanto, para mim, as colinas do país são a vista que sempre prendem o meu olhar.

Acredito que se impressionar com as colinas, seja uma coisa comum, pois em vários lugares Ruanda é chamada de "Terra das Mil Colinas" (Land of a Thousand Hills/Pays des Mille Collines). Mesmo em Kigali (capital do país) com sua paisagem urbana em desenvolvimento, quando olho pela janela do meu apartamento, consigo ver a silhueta verde das colinas em contraste com o azul do céu. E tão bonito, que muitas vezes fico apenas olhando pela janela de casa.

Entretanto é quando se viaja para o norte do país, que realmente pode se apreciar a beleza do país. Principalmente pela manhã, quando a névoa ainda esta presa nas encostas das colinas. É de tirar o fôlego.
Como Ruanda é o país mais densamente povoado da África, toda terra é importante para as plantações de banana, batatas e mandioca. Isso faz com que a população utilize as encontas das colinas, muitas vezes criando pequenos terraços. Apesar dessa atividade ter repercussões ambientais, incrivelmente parecem deixar um contraste ainda mais interessante na estética das encostas.


Certa vez um amigo local chamado Antoaine me disse que a vida do ruandense gira em torno das colinas. Que aqui, ao invês das pessos se organizarem em vilas, elas batizam as colinas onde vivem. Enxerguei nessa prática algo de estético, como se tivesse tudo a ver com aquilo que vejo quando olho pela janela

Nenhum comentário: