sexta-feira, 10 de abril de 2009

Café e Chá



Eu sou um viciado confesso em café de longa data. Entretanto fazem apenas alguns anos que comecei a prestar mais atenção na qualidade das chícaras que consumo. Nesse sentido me sinto privilegiado, pois o Brasil produz cafés excelentes (os quais infelizmente nem sempre chegam a maioria dos brasileiros), como o meu favorito, da região de Mogiana no estado de São Paulo.

No entanto, devo admitir, que o café em Ruanda é tão bom quanto aquele produzido no Brasil. Em certos aspectos, até mesmo melhor. Devido aos seus solos vulcânicos, o país produz um café de alta qualidade que tem um sabor fantástico. Entretanto, a maior parte da produção é destinada a exportação pois os povo local não tem hábito de tomar café. Um amigo certa vez me disse, que existe uma surpestição, principalmente entre os mais idosos, de que o café faz mal a saúde, o que desencoraja o hábito de apreciar a bebida. Até mesmo encontrar uma boa cafeteira pode ser uma missão difícil. Apenas há alguns anos que um emprededor nascido em Ruanda, mas que cresceu nos Estados Unidos, criou o Café Bourbon, uma franquia com 4 cafeteiras no país e 2 nos Estados Unidos. Lá é um dos poucos lugares onde pode-se apreciar o ótimo café de Ruanda preparado de maneira adequada (se tiver a chance de visitar o lugar, peça uma prensa francesa). Por isso mesmo (mais a conexão a Internet grátis), as lojas viraram um ponto de encontro dos expatriados, como eu.

O Café Bourbon também vende os grãos de café das diversas partes do país em sacos para levar. Sempre que venho ao país levo um saco de 500g do café da região de Virunga, famosa pelo solo vulcânico. Outra boa opção é o café Marabá, batizado com o nome da região do sul do país de onde provêm, e que pode ser encontrado nos super-mercados locais.

Os Ruandenses, de uma maneira geral, preferem o chá, que também tem plantações grandes no país (diga-se de passagem, as plantações de chá são uma visão linda). Não sou um grande apreciador de chá, e por isso não sei qual a qualidade da bebida em relação a outros lugares. Entretanto a maneira como é servido por aqui, com leite e gengibre, é deliciosa. Basta entrar em qualquer restaurante ou cafeteria e pedir por "African Tea". Com certeza uma experiência que qualquer viajante tem que passar.


Plantação de Chá na região do Lago Kivu

Nenhum comentário: